No topo da lista estão Nestlé, Walmart e Natura; clientes avaliam que o maior diferencial é fornecer bom atendimento
SÃO PAULO – Pesquisa elaborada com 3.893 consumidores listaram as 48 empresas que mais respeitam os consumidores brasileiros. Elaborada pela Shopper Experience em parceria com a revista Consumidor Moderno, foram pesquisadas empresas que trabalham com varejo em cidades como São Paulo, Campinas, São José dos Campos, Ribeirão Preto, entre outras.
Em entrevista ao InfoMoney, Stella Kochen Susskind, coordenadora da pesquisa, avaliou que três diferencias foram decisivos no desempenho das empresas: qualidade dos produtos anunciados, (33% da preferência), qualidade no atendimento (21%) e transparência na relação com o consumidor, ou seja, entregar o que promete, com 18% dos votos.

Além da Nestlé, empresas como Visa, Americanas e Petrobras também estão entre as mais bem avaliadas (Wikimedia Commons)
Veja as dez empresas de destaque no ranking:
Ranking Empresa
% dos entrevistados
que julgaram a determinada empresa como a que mais respeita o cliente
|
---|
*Shopper Experience / Consumidor Moderno | ||
1º | Nestlé | 3,41% |
2º | Walmart | 2,63% |
3º | Natura | 2,56% |
4º | Visa | 2,37% |
5º | Americanas | 2,63% |
6º | Sky | 2,11% |
7º | Zaffari | 1,86% |
8º | GVT | 1,81% |
9º | Petrobras | 1,76% |
10º | Apple | 1,66% |
Relacionamento
Em relação ao relacionamento, os itens de maior importância são: imagem, preços, promoções e ofertas, respeito ao Código de Defesa do Consumidor, qualificação do atendente/vendedor, mecanismos de troca de mercadoria, entrega eficiente, assistência técnica, e estrutura física das lojas.
“Foi uma evolução em relação aos outros anos”, ressalta Stella, afirmando que foi a primeira edição da pesquisa feita 100% online.
Fonte: Portal do Consumidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário