quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ministério da Justiça notifica Avon por omissão em comunicar recall

Fabricante faz recall de 588 xampus por conta de bactéria no produto.
Se constatada infração, Avon pode ser multada em mais de R$ 6 milhões.

 

A Avon foi notificada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), por omissão de informações no comunicado de recall protocolado no dia 23 de novembro, segundo nota do órgão.

A fabricante de cosméticos está retirando do mercado 558 frascos de xampu da linha Avon Care Hidratante, em embalagem de um litro, fabricados no último dia 13 de novembro. O xampu teria a bactéria Pseudomonas aeruginosa – que, uma vez em contato com a pele e/ou olhos de consumidores com sistema imunológico debilitado e/ou que já possuam qualquer ferida e/ou inflamação em sua pele e/ou olhos, tem o potencial de causar e/ou agravar qualquer eventual quadro infeccioso.

O DPDC diz que pediu à empresa "que informasse como estariam os produtos que sofreram recall distribuídos por todo o Brasil, além de encaminhar um plano de mídia" do recall, o que está previsto no artigo 3º da portaria MJ n. 487/2012.

A empresa tem o prazo de dez dias, a partir do recebimento da notificação, feita na segunda-feira (10), para esclarecer os procedimentos em relação aos consumidores. Caso seja constatada infração, a Avon pode vir a ser multada em mais de R$ 6 milhões.

A Avon diz, no entanto, que não foi notificada. "Não registramos o recebimento de notificação do Ministério da Justiça. Estamos à disposição para prestar qualquer esclarecimento adicional aos órgãos governamentais", diz a empresa por meio da assessoria de imprensa. A fabricante diz ainda que continua coletando os xampus "via equipe de campo e call center" e que não registrou reclamações formalizadas.

Fonte: Portal do Consumidor 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário