As reclamações registradas nas diversas
entidades de proteção e defesa do consumidor têm revelado que o
pós-venda é um grande problema nas relações de consumo. Entende-se por
pós-venda inúmeros tipos de reclamações como: garantia, defeitos, troca,
serviço de atendimento ao consumidor, assistência técnica e entrega de
produtos.
O resultado da pesquisa realizada pelo
Portal do Consumidor, em março de 2012, ratifica o quanto esse setor
gera problemas para os usuários do site. Nessa ocasião, identificamos
que esse conjunto de serviços liderava o ranking de queixas (44,6%).
Atento a esse cenário, o Inmetro está
estudando aspectos relacionados ao tema e ao ciclo de vida dos produtos
de maneira a verificar a percepção e o grau de satisfação dos
consumidores. Para subsidiar esse trabalho, elaboramos uma pesquisa de opinião onde as principais dificuldades enfrentadas hoje nesse sentido poderão ser relatadas.
O resultado dessa pesquisa será analisada
pela Diretoria da Qualidade, que avaliará a possibilidade de inserir
requisitos voltados para melhoria do atendimento aos consumidores no
pós-venda nos regulamentos dos produtos e serviços que terão a
conformidade avaliada.
O questionário é curto e rápido e será
uma importante contribuição para a definição de requisitos para
pós-venda, aprimorando o serviço das empresas e facilitando a vida do
consumidor.
Suas respostas serão analisadas somente pela equipe do Inmetro.
Fonte: Portal do Consumidor
Nenhum comentário:
Postar um comentário