TIM continua líder nas reclamações mesmo com punição da Anatel
Operadora foi alvo de 3.750 queixas em outubro, contra 2.000 em julho
A suspensão das vendas de chips
de celular em julho não foi suficiente para reduzir as reclamações de
usuários e a TIM continua líder no número de queixas, de acordo com
recente relatório apresentado pelo presidente da Anatel (Agência
Nacional de Telecomunicações), João Rezende, no Senado.
Ocorreu justamente o contrário: até julho, ou seja, antes da punição da
Anatel, o número de reclamações contra a operadora não chegava a 2.000
por mês. Desde a suspensão, foram mais de 4.000 queixas em setembro e
3.750 em outubro.
Reclamação de operadoras já é recorde em 2012
O aumento da insatisfação também foi verificado na Claro,
também punida
pela Anatel em julho com a suspensão das vendas de chips e modems para
acesso a internet. Em julho, a operadora foi alvo de cerca de 1.000
queixas; em outubro, esse número praticamente dobrou e a Claro tomou o
lugar da Oi quanto a insatisfação dos clientes.
Também afetada pela suspensão da Anatel, a Oi manteve estabilidade na
quantidade de reclamações após a suspensão em julho, contabilizando
cerca de 1.250 queixas.
O número de reclamações de clientes foi um dos critérios usados pela
Anatel quando decidiu suspender a venda das operadoras no meio do ano. O
plano de melhoria definido pela agência em agosto prevê a possibilidade
de novas proibições de venda caso as operadoras não cumpram os
investimentos prometidos.
Na ocasião, a comercialização dos chips foi autorizada somente depois
que as operadoras se comprometeram a investir em melhorias de rede,
atendimento ao cliente e outros pontos. Na última quarta-feira (12),
Rezende disse aos parlamentares que vem monitorando se as operadoras
estão cumprindo o prometido.
Fiscalização da Anatel realizada no final de novembro mostrou que o
desempenho das teles foi "insatisfatório", na avaliação de Rezende. Foi
constatado um aumento de 13,8% no número de antenas instaladas nos
últimos três meses, mas o número de reclamações mostra que o consumidor
está cada vez mais descontente com serviço prestado. Além disso, estes
investimentos das operadoras ainda deixam as teles longe das metas
impostas pela agência.
Melhoria dos serviços
Mesmo diante do aumento das queixas, o ministro das Comunicações, Paulo
Bernardo, afirmou ver melhora nos serviços das companhias de telefonia e
internet móvel, mas "não no padrão que precisa ser alcançado ainda".
— O que houve é que o presidente da Anatel [João Rezende] reafirmou que
vai continuar fiscalizando, cobrando, porque ainda não se tem os índices
que estão sendo buscados pela Anatel e que as empresas se comprometeram
a atingir.
Questionado se estão descartadas novas punições às empresas de
telefonia, Paulo Bernardo respondeu: "não gostaria de falar isso" e
brincou que o seu aparelho de celular está com a conexão funcionando,
pois estava falando com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Na mira da Anatel
O histórico de problemas da TIM com Anatel aumentou ao longo do ano.
Relatório feito pela agência reguladora entre os meses de março e maio
deste ano aponta que a operadora
provocou desligamentos das chamadas dos consumidores do plano Infinity. A TIM negou ter derrubado as ligações.
Em novembro, a Anatel suspendeu a
comercialização da promoção
Infinity Day, da TIM. Segundo a agência, a operadora não tinha
estrutura para suportar a quantidade de ligações que seria gerado, o que
comprometia a qualidade do serviço.
Fonte: R7
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