quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

TIM continua líder nas reclamações mesmo com punição da Anatel

Operadora foi alvo de 3.750 queixas em outubro, contra 2.000 em julho

 

A suspensão das vendas de chips de celular em julho não foi suficiente para reduzir as reclamações de usuários e a TIM continua líder no número de queixas, de acordo com recente relatório apresentado pelo presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, no Senado.

Ocorreu justamente o contrário: até julho, ou seja, antes da punição da Anatel, o número de reclamações contra a operadora não chegava a 2.000 por mês. Desde a suspensão, foram mais de 4.000 queixas em setembro e 3.750 em outubro. 

Reclamação de operadoras já é recorde em 2012

O aumento da insatisfação também foi verificado na Claro, também punida pela Anatel em julho com a suspensão das vendas de chips e modems para acesso a internet. Em julho, a operadora foi alvo de cerca de 1.000 queixas; em outubro, esse número praticamente dobrou e a Claro tomou o lugar da Oi quanto a insatisfação dos clientes.

Também afetada pela suspensão da Anatel, a Oi manteve estabilidade na quantidade de reclamações após a suspensão em julho, contabilizando cerca de 1.250 queixas.

O número de reclamações de clientes foi um dos critérios usados pela Anatel quando decidiu suspender a venda das operadoras no meio do ano. O plano de melhoria definido pela agência em agosto prevê a possibilidade de novas proibições de venda caso as operadoras não cumpram os investimentos prometidos.

Na ocasião, a comercialização dos chips foi autorizada somente depois que as operadoras se comprometeram a investir em melhorias de rede, atendimento ao cliente e outros pontos. Na última quarta-feira (12), Rezende disse aos parlamentares que vem monitorando se as operadoras estão cumprindo o prometido.

Fiscalização da Anatel realizada no final de novembro mostrou que o desempenho das teles foi "insatisfatório", na avaliação de Rezende. Foi constatado um aumento de 13,8% no número de antenas instaladas nos últimos três meses, mas o número de reclamações mostra que o consumidor está cada vez mais descontente com serviço prestado. Além disso, estes investimentos das operadoras ainda deixam as teles longe das metas impostas pela agência.

Melhoria dos serviços

Mesmo diante do aumento das queixas, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou ver melhora nos serviços das companhias de telefonia e internet móvel, mas "não no padrão que precisa ser alcançado ainda".

— O que houve é que o presidente da Anatel [João Rezende] reafirmou que vai continuar fiscalizando, cobrando, porque ainda não se tem os índices que estão sendo buscados pela Anatel e que as empresas se comprometeram a atingir.

Questionado se estão descartadas novas punições às empresas de telefonia, Paulo Bernardo respondeu: "não gostaria de falar isso" e brincou que o seu aparelho de celular está com a conexão funcionando, pois estava falando com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Na mira da Anatel

O histórico de problemas da TIM com Anatel aumentou ao longo do ano. Relatório feito pela agência reguladora entre os meses de março e maio deste ano aponta que a operadora provocou desligamentos das chamadas dos consumidores do plano Infinity. A TIM negou ter derrubado as ligações.

Em novembro, a Anatel suspendeu a comercialização da promoção Infinity Day, da TIM. Segundo a agência, a operadora não tinha estrutura para suportar a quantidade de ligações que seria gerado, o que comprometia a qualidade do serviço.

 Fonte: R7

 

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