quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Vendas no Natal devem injetar R$ 2,9 bilhões na economia de BH

Somente no dia 24 de dezembro as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) cresceram 26,56% nos comércios da capital mineira em relação a 2011        

João Henrique do Vale

As pessoas que deixaram para comprar os presentes de Natal na última hora movimentaram o comércio na capital mineira. De acordo com a Câmara de Dirigentes Logistas de Belo Horizonte (CDL/BH), no dia 24 de dezembro as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), um termômetro de vendas no varejo, cresceram 26,56%, em relação a mesma data do ano passado. Segundo a CDL, o comércio deve injetar R$ 2,99 bilhões em BH neste mês, o que corresponde um aumento entre 7% e 9% na comparação com 2011.
 
As medidas adotadas pelo governo federal de estímulo ao consumo são apontadas pela CDL como as responsáveis por melhorar o desempenho do setor. Neste ano, foram ampliadas as ofertas de créditos, houve redução do IPI para vários setores e os cortes sucessivos nas taxas de juros.

Uma pesquisa realizada pela entidade até o início deste mês já apontava que os mineiros deixariam para comprar em datas próximas ao Natal. Dos 400 consumidores entrevistados, 46,72% disseram que comprariam os presentes em dezembro. Apenas 8,92% dos consumidores afirmaram já terem feito as compras.

Vendas em shoppings
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que as vendas relacionadas ao Natal cresceram 6% neste ano em relação ao mesmo período de 2011. Os dados foram apurados em pesquisa realizada pela Alshop junto a 150 empresas de varejo associadas à entidade, que congrega aproximadamente 6,4 mil lojas em todo o País.

O segmento de perfumaria e cosméticos apresentou o maior crescimento no período, com vendas nominais até 14% acima do Natal do ano passado. A projeção da Alshop para a alta das vendas do segmento era de 16% sobre o mesmo intervalo de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário